“
Descobriu-se que a proteína Dectin-1 aumenta o risco de infecções fúngicas para doentes sujeitos a transplante de medula óssea
O galardão, atribuído pelo Grupo Europeu para o Sangue e Transplantação de Medula, distingue o melhor artigo publicado em 2010 na área de imunogenética/imunologia do transplante hematopoiético. O estudo foi realizado por Fernando Rodrigues e Agostinho Carvalho, do Instituto de Ciências da Vida e da Saúde da Universidade do Minho, em co-autoria com investigadores do Instituto Pasteur, na França, e da Universidade de Perugia, na Itália.
Os cientistas concluíram que uma variante genética da proteína Dectin-1, envolvida na resposta imunológica, aumenta o risco de os doentes hematológicos sujeitos a transplante de medula desenvolverem infecções fúngicas, especificamente a aspergilose. Estas infecções são uma das principais causas de mortalidade nestes pacientes, logo a descoberta vai permitir direccionar intervenções profilácticas de forma a minimizar o risco de infecção e reduzir as taxas de mortalidade. A pesquisa foi divulgada pela primeira vez na ?Blood? (considerada a revista mundial mais citada na área) e tem como título ?Dectin-1 Y238X polymorphism associates with susceptibility to invasive aspergillosis in hematopoietic transplantation through impairment of both recipient- and donor-dependent mechanisms of antifungal immunity?.
Mais informações em:
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20807886 (artigo premiado)
www.ebmt.org/enew/november10/jvanrood.html (site do prémio)
Contactos
Prof. Fernando José Santos Rodrigues
Tel.: 253604814 | E-mail: frodrigues@ecsaude.uminho.pt
(Pub.Mar/2011)
“