Publicado em Deixe um comentário

Fases finais CNU’s: Mérito a manter



 


 


A cidade de Coimbra foi, durante uma semana, o palco para o maior evento nacional de desporto universitário. Entre 12 modalidades colectivas e individuais, 31 academias apresentaram os seus melhores atletas numa corrida aos primeiros lugares dos pódios. A AAUMinho, como seria de esperar, apresentou uma grande delegação, a competir em nove modalidades.


 


O basquetebol foi a primeira equipa minhota a entrar em campo ao participar logo no primeiro dia dos play-offs. Nesta fase defrontou a equipa da AEISMAI, que venceu por uns expressivos 51-70.


 


No segundo encontro a equipa minhota perdeu frente à AAUMadeira por 39-41, resultado que não impediu a qualificação dos minhotos em segundo lugar, acabando no grupo da AAUAv e da FEUP. Nestes dois jogos a formação do Minho apresentou-se em boa forma, perdendo por 48-44 frente aos portuenses, mas vencendo por 63-50 a forte formação aveirense (que viria a ser a campeã universitária de 2011). 





O basquetebol minhoto classificou-se, assim, em primeiro lugar do grupo. Nas fases finais, a equipa de Alexandre Oliveira venceu a AEISEP (57-32), garantindo um lugar na meia-final. Nesse jogo os atletas defrontaram a favorita Académica de Coimbra, perdendo por 73-60. Restou, então, a luta pelo terceiro lugar, frente à AEFCT, num jogo dominado pelos minhotos e que terminou com uma vantagem de 13 pontos para a AAUMinho (61-48) e a respectiva medalha a seguir viagem para norte. Em segundo lugar ficou a equipa da AACoimbra e em primeiro a formação da AAUAv.


 






O voleibol masculino foi a segunda equipa minhota a entrar em acção. Na fase de play-offs a equipa da AAUM disputou e venceu os dois jogos por 2-0, frente a AEIST e à AEISEP.


 


Na fase de grupos os minhotos entraram a perder (2-1) frente aos campeões em título, o IPP, dando a volta por cima no jogo da tarde ao bater a UBI por 2-0. Contudo a equipa minhota viria a cair nos quartos de final, ao perder o jogo frente à AEFMH.


 


Já a formação feminina teve um rumo diferente e fez uma tranquila marcha até ao pódio. Com uma boa estrutura e uma superioridade técnica inquestionável, as minhotas venceram todos os jogos até á final. Esse último jogo viria a revelar-se mais complicado do que o previsto. As alunas da FMUP venceram o jogo final por 3-1, desfazendo, assim, o sonho da conquista do penta-campeonato minhoto.


 


No bilhar e no ténis, a primeira em formato de TNU (Torneio) e a segunda já em CNU (Campeonato), os atletas minhotos tiveram sortes distintas. Enquanto que os homens do taco conseguiram apurar três atletas para os oito melhores, a malta das raquetes foi toda eliminada na primeira fase. Carlos Romano (Eng. Informática) “salvou a honra do convento” nas modalidades individuais e conquistou uma medalha de bronze no bilhar.


 






Se em 2010 a equipa de Hóquei em Patins da AAUMinho conseguiu um feito histórico ao derrotar os campeões em título ? a UPorto ? e trazer para casa o bronze, nos CNU’s deste ano os minhotos não tiveram a mesma sorte. O favoritismo estava do lado de equipas como Académica, UPorto e IPP, que apresentam equipas compostas por jogadores de 1ª e 2ª divisão.


 


Este facto reflectiu-se nos resultados finais: Académica em primeiro, IPPorto em segundo e UPorto em terceiro. A UMinho não conseguiu contrariar esse favoritismo, perdendo todos os jogos.


 


Já o futebol, que partiu do Minho com o objectivo de agarrar uma medalha, não teve uma caminhada fácil. A jornada começou com um duro teste frente aos campeões em título, o IPPorto, mas no final o sangue frio do seu guarda-redes valeu os três pontos da vitória. O resultado final foi 1-0 favorável aos minhotos.


 


Já no segundo jogo, frente à formação aveirense, a falta de concentração dos minhotos foi notória, acabando o jogo empatado a zero bolas, o que permitiu á equipa alcançar o primeiro lugar do grupo.


 


Já nos quartos de final, frente a Viseu, os atletas recuperaram e entraram bem no jogo, segurando a vantagem mínima de um golo ao longo de toda a partida. Contudo, nos últimos vinte minutos, perdeu ritmo o que permitiu à equipa de Viseu empatar, levando o jogo às grandes penalidades. Aqui a turma minhota não contou com grande sorte e perdeu por 4-3, ficando pelo caminho.


 






Nestas fases finais dos CNU?s merece destaque a equipa de futsal masculino que venceu todos os jogos disputados, revalidando, assim, o título conquistado no ano anterior.


 


Nos dois primeiros jogos, frente à AEFDUCP e AAUAçores, os minhotos obtiveram duas vitórias, pautadas pela inteligente troca de bola e segurança táctica, algo que não sucedeu na etapa complementar da partida dos quartos de final. A vencer por 3-0 frente ao ISEP na primeira parte, os minhotos acabaram a partida num sufoco, mas lá conseguiram vencer por 3-2.


 


No jogo da meia-final a formação de Pedro Palas encontrou os atletas da AAUMadeira e testou, à semelhança do ano anterior, os nervos dos seus adeptos. O renhido jogo terminou empatado a quatro bolas, o que obrigou ao desempate por grandes penalidades.


 


Aqui a sorte bafejou (mais uma vez) os minhotos que conseguiram sair a ganhar desta partida (8-6, foi o resultado do desempate), carimbando o passaporte para a final, que os colocaria frente à Académica de Coimbra.


 


A AAUMinho voltou a protagonizar um belo espectáculo de futsal, mostrando-se superiores à formação conimbricense. Ao intervalo vencia por 1-0 e na segunda parte jogou com essa vantagem, fechando os caminhos da sua baliza e atacando em força os adversários. 2-0 foi o resultado final, que permitiu à UMinho a reconquista do título de 2010.


 


Já as atletas femininas não gozaram da mesma sorte. Apesar de terem entrado em grande nestes campeonatos e terem protagonizado belos espectáculos de futsal, vencendo tranquilamente os três primeiros jogos (4-3 frente à AEESTSP, 4-0 contra a AAUTAD e 5-1 com a Academia Militar), as minhotas tropeçaram no jogo da meia-final contra a poderosíssima – e futura campeã universitária – AAUBI.


 


Este foi um grande jogo entre duas excelentes equipas que puseram toda a sua qualidade em campo, mas a sorte esteve do lado da equipa da Beira Interior que acabaram por vencer a partida por 6-4.


 


Às minhotas restou, então, a luta pelo terceiro lugar, num jogo contra o IPLeiria. Apesar do esforço das atletas minhotas, o jogo terminou com uma vantagem de três golos para as atletas do IPL, o que colocou a AAUMinho em quarto lugar no ranking da modalidade. Na final a AAUBI bateu as campeãs em titulo e levou o caneco para as Beiras.


 


Por outro lado, o Rugby 7 Feminino não contava com nenhum favoritismo. A equipa, criada há cerca de um mês, não possui historial, títulos ou mais-valia técnica demonstrada pelo que a ambição e a agressividade eram as suas únicas armas. Contudo, esta estreia não foi auspiciosa: as minhotas perderam frente à UPorto, IPPorto, Académica e ISMAI.


 


Por fim, os tri-campeões universitários: os atletas de Andebol. A equipa de Gabriel Oliveira begin_of_the_skype_highlighting     end_of_the_skype_highlighting não deixou o mérito por mãos alheias e entrou para vencer em todos os jogos, fazendo uma segura caminhada rumo ao título.


 


Passada sem dificuldade, e só com vitórias, a fase de grupos e os quartos de final, os minhotos defrontaram a AAUAv no jogo de apuramento do segundo finalista. Também neste embate o destino não mudou e a AAUMinho saiu vencedora (39-29).


 


Na final os minhotos encontraram a formação da AEFADEUP (Faculdade de Desporto da UPorto). Foi uma partida muito emotivas e na qual os tripeiros entraram muito bem, chegando a ter uma vantagem de 5-1!


 


Quem não gostou nada desta entrada de leão foi o técnico minhoto que teve de dar um raspanete aos seus atletas… algo que teve efeito imediato. A partir dai a equipa transfigurou-se e mostrou o porque de já ter atingido por quatro vezes a final de um europeu da modalidade. O resultado final de 33-24 não deixa margem para dúvidas.


 


Desta forma andebol da UMinho conquistou, assim, a sua terceira medalha de ouro consecutiva e carimbou o bilhete de avião para a Croácia, onde disputará o seu quinto europeu!


 


No CNU de Triatlo, que já decorreu fora das fases concentradas a AAUMinho sagrou-se vice-campeã da modalidade por equipas, e só por um ”triz” não colocou um dos seus atletas no pódio. A prova teve como palco o Rio Mondego e apurou o Campeão Nacional de Desporto Universitário – UPorto, sendo também pontuável para a Taça de Portugal. A AAUMinho levou a esta prova quatro atletas (3 masculinos e 1 feminino), tendo obtido a melhor classificação, Pedro Mendes (Gestão) – com o quarto lugar na prova masculina universitária, a um ”passo” do pódio e do bronze, este foi ainda 8º na absoluta masculinos. Os outros três atletas da AAUMinho foram António Félix (aluno erasmus – Engenharia Informática), Ramiro Correia (Doutoramento em Bioengenharia) e Sónia Marinho (Ciências do Ambiente). O 2º lugar por equipas e respectiva medalha de prata arrecadada pela equipa minhota foi o resultado das boas prestações dos seus quatro atletas. O primeiro lugar foi conseguido pela UPorto e o 3º lugar foi ocupado pela equipa da casa – a AAC.


 


A AAUMinho sai destas Fases Finais dos CNUs com o sentido de missão cumprida.


 


Texto: Ana Paula Magalhães



(Pub. Abr/2011)


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *