“
Na sua primeira participação num Campeonato do Mundo Absoluto de Taekwondo, Rui Bragança entrou para a história da modalidade ao tornar-se no primeiro atleta português a conquistar uma medalha numa prova deste género.
No seu caminho até à final, Bragança (de apenas 19 anos) deixou pelo caminho dois Vice-Campeões Mundiais – Damion Villa (México) e Haidari Mahmood (Afeganistão) – e um Vice-Campeão Olímpico – Gabriel Mercedes (República Dominicana).
Na final, e frente a Joel Gonzales, que já não perde qualquer combate há já dois anos, o futuro médico reeditou o combate dos quartos-de-final do Mundial Universitário de 2010, onde também ai o espanhol foi mais forte. O resultado final foi um 4-1 favorável ao actual Campeão Mundial Absoluto, Campeão Mundial Universitário, Campeão Europeu Absoluto e Campeão Europeu Universitário!
Para Rui Bragança este é um marco na sua ainda curta, mas brilhante, carreira desportiva, onde conta já, em termos internacionais, com um terceiro lugar num Europeu de Juniores, um segundo lugar num Europeu Universitário e três primeiros lugares em Opens Classe A.
Para o seu treinador, Hugo Serrão, este resultado “não deixa de ser superar as expectativas, mas acaba por ser normal face aos resultados que o Rui tem alcançado este ano e face a todos os seus sacrifícios e dedicação, colocados diariamente nos treinos, nos estudos e na vida familiar!”
Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves
“