Publicado em Deixe um comentário

4.ª Conferência sobre o Acesso Livre ao Conhecimento





De acordo com o programa da conferência, no primeiro dia de trabalhos, discute-se “O Open Access em Portugal” e as “Novas dimensões do Acesso Livre (Open Science, Open Data, Open Books)”. No segundo dia, a jornada inicia com a sessão “Open Access – Juntando as Pontas” e contempla ainda sessões sobre os “Repositórios Institucionais Portugueses” e sobre o projecto “O Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal” (RCAAP).


Este evento proporciona assim uma excelente oportunidade para adquirir conhecimentos actualizados, debater e trocar experiências sobre esta problemática, com particular interesse para todos os potenciais interessados nesta temática: investigadores e académicos, dirigentes universitários, responsáveis por organismos de financiamento, bibliotecários, editores, entre outros.


Repositório Científico de Acesso Aberto (RCAAP)


Esta conferência está também integrada no plano de acções do projecto Repositório Científico de Acesso Aberto (RCAAP), cujas actividades e resultados serão apresentados e debatidos durante o evento. Refira-se que o projecto RCAAP é uma iniciativa da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP concretizada pela FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional, com o objectivo de disponibilizar mais um serviço avançado sobre a Rede de Ciência e Educação gerida pela FCCN.


A execução operacional do projecto conta com a com a participação científica e técnica da Universidade do Minho e é financiado pelo Programa Operacional Sociedade do Conhecimento e pela própria UMIC. A iniciativa RCAAP visa aumentar a visibilidade, acessibilidade e difusão dos resultados da actividade académica e de investigação científica nacional e facilitar o acesso a dados sobre a produção científica portuguesa em regime de “Acesso Livre”, bem como integrar Portugal no conjunto de iniciativas internacionais que decorrem neste domínio.


Sob a égide do projecto RCAAP até ao momento foram já criados e alojados na sua infra-estrutura 10 repositórios institucionais. Actualmente existem em Portugal 20 repositórios institucionais em estado de produção e indexados no Portal RCAAP (http://www.rcaap.pt/), mas subsistem vários outros em fase de testes/instalação ou nos seus primeiros passos de criação. Os repositórios institucionais portugueses de acesso livre e em estado de produção, combinados, recolhem e disponibilizam já mais de 34.600 documentos científicos/académicos.


Mais informação em: http://confoa09.sdum.uminho.pt/


(Pub. Dez/09)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *