Publicado em Deixe um comentário

Voleibol rumo ao Tetra









Fotos disponiveis online na Galeria BIG




A cidade da Covilhã foi palco nos passados dias 4 e 5 de Março, para mais um Torneio de Apuramento (TA) de Voleibol Universitário, o segundo do ano, e onde se iria decidir quem ia marcar presença na Fase Final dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNUs).

 

Se a tarefa no feminino se apresentava fácil, visto a UMinho ser a actual campeã em título (tricampeã para sermos mais exactos) e ter vencido sem qualquer dificuldade o primeiro TA, no masculino a tarefa apresentava-se herculeana.

 

A equipa do técnico Francisco Costa tinha obrigatoriamente de vencer o TA e esperar pelo desfecho das restantes partidas, visto não ter participado no primeiro TA do ano lectivo.

 

 



 

A juntar a esta adversidade, um atraso na partida e algum trânsito levaram a que a AAUMinho (no masculino e no feminino) perdesse o primeiro jogo da manhã por falta de comparência. Nas restantes partidas do grupo, os minhotos não conseguiram alcançar os seus intentos, sofrendo duas derrotas frente à AACoimbra (25-19 e 25-20) e ao IPCoimbra (25-20 e 26-24). Com estes resultados os minhotos foram eliminados da prova e disseram adeus ao sonho dos CNUs.

 

”Começou tudo mal com a partida que perdemos devido à falta de comparência, ficando assim tudo muito mais complicado. O facto de só dispor de seis atletas, algo que me impediu de fazer alterações tácticas, ou tão somente substituir um atleta que estivesse menos bem, foi outro factor decisivo no desfecho das duas derrotas. Ficou um amargo de boca, porque a equipa cresceu ao longo dos jogos, e os sets perdidos foram todos eles muito equilibrados.”

Estas foram as palavras do técnico Francisco Costa, que em outros tempos conduziu a AAUMinho a um brilhante 4º lugar no 1º Europeu de Voleibol Universitário disputado na Sérvia.

 

No feminino, apesar da derrota por falta de comparência, o apuramento nunca esteve em perigo. As minhotas, mesmo desfalcadas de algumas atletas e a jogar a meio gás, literalmente cilindraram a concorrência. Nas quatro partidas disputadas a equipa de João Lucas não cedeu nenhum set (venceu sempre por 2-0) e apenas por uma vez umas das suas opositoras passou a barreira dos 15 pontos. IPLeiria, AAUAlgarve, AAUBI e AEISCACoimbra ficaram pelo caminho tendo a AAUAveiro, com cinco vitórias no TA, alcançado o 1º lugar e garantido conjuntamente com a AAUMinho um lugar na Fase Final dos CNUs.

 





João Lucas, no final, e em tom de brincadeira afirmava que a única forma de perder uma partida nesta fase da competição só poderia ser mesmo assim, ”através de uma falta de comparência”. Mais a sério, o técnico minhoto mostrou agradado com a prestação da sua equipa, e apontando agora como objectivo a conquista do tetra campeonato: ”Agora, para a Fase Final, é garantir condições para que as nossas melhores atletas possam lá estar”, afirmou.

Sara Barata, capitã das minhotas, discursou em conformidade com o seu técnico, acrescentando que ”é para ir à final com a FADEUP e ganhar”.

 

A Fase Final dos CNUs vai decorrer entre os dias 26 e 29 de Abril, em Matosinhos, tendo mais uma vez a chancela do IPPorto na organização.

 

Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves

 


(Pub. Mar/2010)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *