“
“Vamos tornar as compras business-to-business numa brincadeira. Será quase a mesma coisa do que ir à Amazon comprar um disco”, explica Rui Dias Ferreira, fundador da empresa Vortal, que está no top 5 mundial das tecnológicas líderes em plataformas de eProcurement e de eCommerce B2B.
O portal disponibiliza mais funções como a gestão de contratos e de encomendas electrónicas e, até, a realização de leilões virtuais. Esta inovação distingue-se dos restantes serviços da Vortal, que “apenas” facilitavam “as trocas comerciais entre elas”, afirma o engenheiro, considerando estar perante uma “verdadeira revolução”. O projecto implicou um investimento de 3 milhões de euros e o envolvimento de 45 colaboradores, que trabalharam mais de 90 mil horas para criar, desenvolver e testar a nova plataforma. Conta com cerca 40 mil “fãs”, contudo uma das metas é atingir 1 milhão de utilizadores em cinco anos.
O engenheiro aproveita para destacar a importância da academia minhota no seu percurso: “Considero a UMinho uma etapa fundamental da minha formação enquanto indivíduo, profissional e empreendedor. A Universidade, bem como a experiência de viver tantos anos em Braga e Guimarães, reforçou o meu interesse por ideias arrojadas e pessoas diferentes, dando-me vontade e segurança para correr riscos, desafiar as convenções e atingir resultados estimulantes”.
Vortal já é conhecida mundialmente
A Vortal, conhecida por disponibilizar diversas soluções de plataforma electrónica para processos de contratação pública sem recurso ao papel, tem mais de 25 mil clientes, nomeadamente a Câmara Municipal de Braga, os Transportes Urbanos de Braga, a Agência Nacional de Compras Públicas, a Santa Casa da Misericórdia, a Direção-Geral de Saúde, o Ministério da Justiça, a Britalar e cerca de metade das autarquias portuguesas. A empresa está presente em Espanha, Reino Unido e República Checa e quer investir, até 2015, na expansão global.
Rui Dias Ferreira, de 49 anos, é natural de Angola. Após ter terminado, em 1995, a licenciatura em Engenharia Civil na UMinho, concluiu a pós-graduação em “Advanced Management Program”, no Instituto de Estudos Superiores da Empresa da Universidade do Navarra (Espanha). A criação da Vortal (2000) reuniu no portal “eConstroi” empresas e fornecedores do sector da construção civil, permitindo, através de um processo de compra virtual e estruturado, importantes poupanças nas transações comerciais. Mais tarde, lançou novas plataformas como a “VortalGov”, destinada ao sector de compras públicas do Estado. Antes trabalhou, durante 12 anos, no sector de “Engineering & Construction” da actual Accenture.
__________________________________________
Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do Minho
Tel.: (+351) 253601109 /28 | 961766329
Fax: (+351) 253601105
E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt
(Pub. Set/2011)