Publicado em Deixe um comentário

Dia Mundial da Alimentação comemorado na UMinho



 




Organizado pelo Departamento Alimentar dos Serviços de Ação Social da UM (DA-SASUM) em cooperação com a Escola Superior de Enfermagem, Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho (NEMUM), Empresa Biotempo e ParafarmaciasUM, com o apoio do curso de Nutrição da Universidade do Porto e a Abbott, a iniciativa pretendeu sensibilizar a comunidade académica para os problemas relacionados com a alimentação.


 


A ação contou com três postos de avaliação/rastreio, nos Campi de Gualtar, Azurém e Congregados, nos quais as pessoas podiam aferir a sua tensão arterial; índice de massa corporal (IMC); Glicemia Capilar; e Perímetro Abdominal. Durante a “consulta”, como nos referiu Celeste Pereira, responsável pelo Departamento Alimentar dos SASUM “as pessoas aproveitam para perguntar e tirar muitas dúvidas, o que contribui para o sucesso e procura elevada dos postos”.


 


Uma das alunas do curso de Nutrição da Universidade do Porto que estava no posto de rastreio do CPII, a avaliar e aconselhar era Sofia Sousa, que nos referiu que a ação “começou com as pessoas algo acanhadas em se chegarem aos postos, mas depressa começaram a participar”, para a futura Nutricionista, “os estudantes da UMinho demonstraram na sua grande maioria serem pessoas saudáveis, alguns com um pouco de peso a mais! Quanto a docentes e funcionários, como são normalmente pessoas mais velhas já demonstraram mais alguns problemas, mas pessoas obesas não nos têm passado muitas por aqui” afirmou. Durante a avaliação, as estudantes observavam se estava tudo normal, caso encontrassem alguma anomalia as pessoas eram aconselhadas, ou a nível nutricional/alimentação, ou até mesmo a ida a um médico que melhor avaliasse a situação. Para Sofia Sousa este tipo de ações são de “extrema importância, pois as pessoas muitas vezes passam demasiado tempo sem fazer qualquer tipo de análise e, com estas iniciativas e porque são acessíveis, não se paga, e os resultados são rápidos as pessoas mostram-se muito recetivas” afirma.






 


Segundo a responsável do DA, a iniciativa “correu bastante bem. A comunidade acolhe bem este tipo de ação, havendo uma procura elevada dos postos de avaliação/rastreio”. Para o sucesso da iniciativa, muito contribuiu o facto das equipas de trabalho serem constituídas por alunos de medicina e enfermagem da UM, pertencentes aos últimos anos do seu curso, o apoio das  farmacêuticas das nossas Parafarmácias e alunas do último ano de Nutrição da Universidade do Porto, estas últimas foi para Celeste Pereira “a cereja no topo do bolo. É a conjugação de todas estas áreas que dá credibilidade e qualidade ao atendimento prestado” refere.


 


Este evento enquadra-se no projeto do DA “Alimentação saudável na UM” e vem, por isso, na continuidade de muitos outros que são organizados com o intuito de sensibilizar a população académica para os cuidados alimentares que devem ter no sentido da promoção da sua saúde e bem estar.


 


Umas das pessoas que aproveitou a oportunidade para saber o seu estado de saúde foi Patrícia Martins, aluna Erasmus de Biologia, que tomou a decisão pois estava interessada em saber se o seu estado de saúde estava bem, se estava a seguir uma boa alimentação, se estava no bom caminho para uma boa qualidade de vida. Para a aluna, “estas ações são muito importantes na Universidade”, são “uma otima forma de chamar a atenção das pessoas para a saúde e alimentação” refere. Para Patrícia “os estudantes descuidam-se muitas vezes da alimentação, têm outras preocupações e alimentar-se bem fica para segundo plano, mas isso acaba prejudicando a vida académica” afirma. Na opinião da estudante “o DA deveria promover mais ações de consciencialização sobre a importância de uma alimentação regular saudável”.


 


Para além desta, o DA tem previstas outras iniciativas com vista à promoção de uma alimentação saudável da comunidade académica, como refere Celeste Pereira, ?iniciativas como o aumento da variedade de produtos, alargando o leque de escolha dos nossos clientes, a introdução de novos produtos vegetarianos e a continuidade das nossas ações de sensibilização, sejam informacionais ou mais práticas. Feiras de mostras de produtos biológicos, semanas temáticas e campanhas que expõem os nossos procedimentos de elaboração de ementas seguras e   equilibradas, são algumas das ações a levar a cabo ao longo deste ano e, vão continuar a  ser a nossa aposta? afirma.


 


Texto: Ana Marques

anac@sas.uminho.pt



Fotografia: Nuno Gonçalves

nunog@sas.uminho.pt





(Pub. Nov/2011)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *