Publicado em Deixe um comentário

II Campeonato Europeu Universitário de Taekwondo abre em grande festa e já tem medalhados

Posteriormente, decorreu o desfile das delegações dos 16 países em competição ao som dos Bomboémia, grupo de percussão da UMinho. 

Uma vez finalizado o desfile, procedeu-se a uma sucessão de discursos da parte de Luís Rodrigues, presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), Haris Pavletic, responsável da Comissão Médica da Associação Europeia de Desporto (EUSA), António Cunha, reitor da Universidade do Minho e Rui Bragança, vice-campeão mundial na categoria dos 58 Kg.
Luís Rodrigues, presidente da AAUM, destacou a importância deste evento na medida em que demonstra as capacidades de organização da UMinho para eventos desta envergadura. Depois de se fazerem ouvir as palavras do representante máximo dos alunos minhotos, foi a vez de Haris Pavletic se dirigir à plateia.
No parecer de António Cunha o campeonato é importante por vários factores: é importante, uma vez que é o reconhecimento do trabalho da universidade na área desportiva, no campo da nossa auto-estima, sendo fundamental todo o trabalho de promoção da universidade, nacional e internacionalmente. 
A cerimónia encerrou com um espectáculo de cor e dança proporcionado pela escola de Samba Saci-Pô, proveniente de Minas Gerais, Brasil. 
Após uma pausa para almoço, iniciaram-se as competições masculinas/femininas nas diferentes categorias de peso, tendo-se estendido pelo período da tarde com as Preliminares, os Quartos-de-Final, as Semi-Finais e por fim as Finais.
Deste modo, na categoria de -46 Kg da competição feminina, Mariia Smirnova (Russian Univ. of Physical Education Sport and Tourism) de nacionalidade russa sagrou-se campeã, enquanto o francês Antoine Carpentier (Université de Caen) alcançou o primeiro lugar na categoria de 54 Kg. Ainda na competição masculina Nikita Korotkov (Russian Univ. of Physical Education Sport and Tourism) e Lurii Kirichenko (Russian Univ. of Physical Education Sport and Tourism) da Rússia também venceram as categorias de -80 Kg e +87 Kg respectivamente. Por fim, a espanhola Nilza Reis (Universidad de Valência) conquistou a medalha de ouro nos -49 Kg, tendo as russas Irina Kozlova (Russian Univ. of Physical Education Sport and Tourism) e Musikhina Ekaterina (Russian Univ. of Physical Education Sport and Tourism) conseguido o mesmo feito nos -53 Kg e nos -57 Kg, respectivamente. Espanha ainda se sagrou campeã nos -62 Kg com Estefania Almeda (Universidad de Valência), tendo a Rússia alcançado o primeiro lugar nos -67 Kg e +73 Kg com Alina Smailieva e Tolkunova. Já a Finlândia conseguiu o ouro nos -73 Kg com Saina Savage (HAMK University of applied sciences). No total foram atribuídas no final do primeiro dia 11 medalhas de ouro, atribuídas a 7 russos, 2 espanholas, 1 finlandesa e 1 francês. 
Os atletas portugueses conseguiram arrecadar quatro medalhas, uma prata e três bronzes através de Jean Michel Fernandes da UMinho (-80Kg), Mário Alves da UPorto (-80Kg), Beatriz Fernandes da UMinho (-62kg) e Marcos Andrade da UMinho (+87kg) respectivamente. 
Na categoria feminina de -46 Kg, Laura Amoedo (Universidad de Vigo) e Anneleen Goffin (KUleuven) venceram a Prata e o Bronze, respectivamente, enquanto que Francine Lahely (Pole Universitaire Leonard de Vinci) arrecadou a prata nos -49 Kg, tendo Iliyana Eneva (National Sports Academy Vasil Levski) e Victoria Orta (Universidad de Coruña) alcançado o bronze nessa mesma categoria. Já Yuliya Chykolba (Dnipeopetrovsk State Finance Academy) ficou-se pela prata, enquanto que Laura Chiu (Université Paris 1) e Olaya Garcia (Universid de Vigo), obtiveram a prata nos -53 Kg.
Nos -57 Kg, Katia Martínez (Universidad de Vigo) alcançou o segundo lugar, enquanto que a terceira posição foi partilhada por Sabrina Grimm (VFH Wiesbaden) e Pilavaki Despina (University of Cyprus). Na categoria posterior, -62 Kg, Lara Martínez (Universidad de Vigo) conseguiu a Prata, tendo o Bronze sido repartido por Beatriz Fernandes (Universidade do Minho) e Caroline Ragusa (Université Jean Monnet Saint Etienne).
Nos -67 Kg Petra Butala (University of Zagreb) conquistou a segunda posição, tendo sido o Bronze atribuído a Anna Machova (The University of Economics Prague). Já nos -73 kg Sabela Dios (Universidad de Coruña) ficou com a Prata, tendo sido o terceiro lugar dividido por Cristina Aulló (Universidad de Valência) e IuIia Panteleeva (Russian Univ. of Physical Education Sport and Tourism).
Por fim, a prata dos +73 kg foi atribuída a Lorena Solana (Universid de Murcia).
Do lado masculino, a prata dos -54 Kg foi obtida por Sentyurev Alexey (Russian Univ. of Physical Education Sport and Tourism). Já nos -80 Kg Jean Michel Fernandes (Universidade do Minho) conseguiu o segundo lugar, tendo Mário Alves (Universidade do Porto) e Ibrahim Ahmadsei (RWTH Aachen) divido o Bronze. Ainda nos +87 kg Vitold Dzikevic (University of Management and Economicas) obteve a segunda posição, tendo sido o último lugar do TOP 3 partilhado por Petar Lukezic (Karlovac University of Applied Sciences) e Marcos Andrade (Universidade do Minho).
A competição prossegue amanhã com às 9H30, estando a cerimónia de Encerramento prevista para as 14H00.
Texto: Ana Marques
Fotografia: Nuno Gonçalves 
(Pub. Dez/2011)


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *