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Investigadora da UMinho diz que corte nos feriados não foi democrático



 


“É como se a sociedade existisse apenas para retirar do indivíduo o tempo usável em atividades imediatamente rentáveis”, acrescenta a investigadora, numa altura em que os políticos e os empregadores tentam encontrar a melhor forma de rentabilizar o tempo das pessoas empregadas.


 


O problema não é a abolição de feriados em si, mas o que estas situações implicam na reorganização familiar e social: “Onde é que os pais podem deixar os filhos sem aulas ou os idosos? O que fazer com todas as tarefas deixadas propositadamente para estes dias?” são algumas das questões que, segundo a académica, merecem maior reflexão. “Esta diminuição do tempo livre obriga a malabarismos que têm consequências sistémicas para as famílias, as organizações, que terão uma maior taxa de ausência, e os próprios indivíduos”, vinca a socióloga, que estuda a relação entre a cultura, as políticas e o tempo.


 


“As escolas, as organizações de trabalho e os governos submetem as pessoas a uma pressão enorme em termos de trabalho. São entidades que têm imenso controle sobre o nosso tempo”, justifica. A solução está na implementação de novas políticas, como a reestruturação dos horários escolares, demasiado estandardizados e incompatíveis com muitos pais; a socialização dos governantes quanto à abertura dos serviços, entre os quais supermercados, do serviço público e das entidades culturais, que não condizem com a disponibilidade dos cidadãos. Tais medidas, que passam pela discussão pública, são necessárias porque a maioria das pessoas trabalha em regimes desencontrados. Isso pressupõe, principalmente na esfera familiar, o surgimento de novos estilos de estar em conjunto. Para esta investigadora do Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade da UMinho, é preciso “debater o tempo como um assunto político e não apenas como mero dado quantitativo”.


 


Carpe diem afeta poupança dos portugueses


 


A conhecida expressão “Aproveita hoje que amanhã podes morrer” transformou-se num lema de vida para o cidadão comum. “A valorização do carpe diem nas sociedades pós-modernas motiva as pessoas a viverem no presente, o que tem implicações diretas no planeamento do futuro”, explica Emília Araújo. A poupança é uma das ações afetadas por esta lógica presentista. “A crise económica prova que é realmente importante pensar mais além. Aqueles que tiveram mais perspetivas sobre o futuro e outra postura relativamente ao aforro conseguem lidar melhor com esta situação de contenção”, diz.


 


Alguns estudos indicam que as culturas nórdicas são mais disciplinadas, organizadas e predispostas para o futuro, sendo que os países europeus do centro são polícronos, ou seja, têm maior capacidade para realizar, em simultâneo, atividades diferentes. Já há muitas mudanças em curso, mas “os portugueses, espanhóis e italianos tendem em misturar com mais frequência o tempo livre e o trabalho. Ao seguir esta lógica atual, os portugueses, por exemplo, acabam por não ser tão produtivos. Isso não significa que o problema esteja na existência do tempo livre, mas sim nas formas de organizar o tempo de trabalho e o lazer”, acrescenta.


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(Pub. Fev/2012) 


 


 

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