Publicado em Deixe um comentário

Diminuição do número de sacerdotes por população católica revela-se “fenómeno genérico”




UMDicas – O que é que motivou o desenvolvimento deste estudo?

Paulo Reis Mourão – Pretendia acima de tudo dar continuidade a uma linha de investigação que já havia principiado em 2006, na qual me apercebi que nas explicações mais tradicionais se verifica que o fenómeno da variável de sacerdotes católicos tinha de ser analisado, considerando também as dimensões da Economia. Deste modo, levando-se em consideração as características e dimensões socioeconómicas (tendo em conta o trabalho que desenvolvi nos últimos 6 anos em Portugal), encontrei aí resultados muito interessantes, já que todos demonstravam a acentuação do crescimento económico de acordo com os padrões de Desenvolvimento Socioeconómico, existindo também aí a possibilidade de se explicar a oscilação variável vocacional dos sacerdotes da religião católica.

Para além disso o desenvolvimento económico também comporta outras áreas, não só nas áreas de percepção religiosa, mas também áreas culturais e as áreas de consumos, pelo que na realidade faltava essa linha de investigação. Primeiro, para Portugal, e por outro lado, verifiquei que o estudo poderia ser alargado para a realidade europeia, concretizando-se no estudo que foi agora publicado.

UMDicas – Descreva-nos de uma forma resumida no que consiste o estudo.

Paulo Reis Mourão – O estudo consiste no encontro de explicações alternativas fora do foro teológico/adicional, explicações adicionais da Economia e de vários tempos da Economia e da Economia de Trabalho, que ajudem a explicar o fenómeno que se vem sentido na diminuição do número de sacerdotes pela população católica, acabando por ser genérico, uma vez que temos os países europeus, e curiosamente não é uma reserva, este tipo de fenómeno de constituição católica. As outras conversões cristãs, (como as conversões protestantes ou luteranas), estão a sentir um fenómeno semelhante. Portanto, é algo que temos que observar como estrutural à economia da própria sociedade europeia, pelo que não importam só as dimensões económicas na diminuição do número de sacerdotes, havendo ainda espaço para as mudanças de valor e as mudanças na estrutura familiar

UMDicas – Esperava tamanha repercussão académica/mediática?

Paulo Reis Mourão– Confesso que fiquei um pouco surpreendido com esta repercussão, não tanto pela qualidade da investigação ou do estudo que está afirmado, mas curiosamente porque parecia tratar-se de um fenómeno que se encontrava arredado das preocupações dos europeus. Em consequência, fico muito satisfeito não só pelo brio académico, mas também porque de momento fica demonstrado que apesar das preocupações, as pessoas estão curiosas sobre algo que tem vindo a acontecer já desde a década de 60 e que de facto não se sentiam satisfeitas com as explicações que normalmente eram dadas.

UMDicas – Tem algum projecto em vista para um desenvolvimento futuro?

Paulo Mourão Reis – Dentro da Economia e dado o meu perfil de grande curiosidade, pelo que só assim é que interpreto o meu papel de cientista e de cientista social, há muitas áreas em aberto, não só relacionadas com as Finanças Públicas, chegando a abordar inclusivamente a Economia do Desporto. Agora, dentro desta temática de cruzamento entre a Economia e as ciências religiosas, dados os vários convites que tenho tido para discutir com colegas também de outras nacionalidades todas estas temáticas, há aqui o desenho de várias problemáticas e que também permitem investigações tradicionais.

 

Texto: José Maria Mateus Pinheiro


(Pub. Fev/2012)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *