Publicado em Deixe um comentário

Núcleo de alunos mais antigo da UMinho promove Semana Aberta



O
evento inicia esta segunda-feira, às 10h, na sala 211 do Complexo
Pedagógico II, com uma aula aberta de Lassi Heininen, da Universidade de
Lapland (Finlândia). No dia seguinte, este professor dá nova aula, às 11h,
na sala 304. De tarde, às 15h, o auditório 1.01 da EEG acolhe a tertúlia “A
Reeleição de Barack Obama: Does he still ‘can’?”, com os professores
Miguel Rocha e Luís Lobo-Fernandes, detentor da Cátedra Jean Monnet de
Integração Política Europeia. Segue-se o “Tea Time” para festejar o aniversário
do CECRI, no lobby da EEG.

Para
quarta-feira, às 11h, está agendado o Workshop de Geopolítica, organizado em
conjunto com o Núcleo de Investigação em Ciência Política e Relações
Internacionais (NICPRI). A sessão de abertura conta com a professora e diretora
do NICPRI, Isabel Estrada Carvalhais, seguindo-se a conferência “Global Power
Shift to Asia”, moderada por Daniela Nascimento, da Universidade de Coimbra.
Esta sessão conta os painéis “Parcerias Estratégicas da União Europeia na época
da ascensão da Ásia”, “A posição geoestratégica da República Popular da China
no quadro “smart power?” e “A Rússia e a União Eurasiática: uma reorganização
de geopolítica mundial”, proferidos por Laura Ferreira-Pereira, da Universidade
Técnica de Lisboa; Marco Martins, da Universidade de Évora; Alena Guedes
Vieira, Bruno Martins e Alena Vieira, todos do NICPRI/UMinho. Vão realizar-se
durante a tarde vários workshops com cinco grupos de trabalho.

Na
quinta-feira, às 18h, este auditório é palco da conferência “Gestão de
Conflitos – visões partilhadas do terreno”, com Duarte Valente, jornalista da
RTP, e Jocelino Rodrigues, comandante do Regimento de Cavalaria nº 6. Ao longo
dos quatro dias decorre ainda no lobby uma Feira do Livro. Esta semana, que
segue o lema “Mais Inovação Mais CECRI”, integra ainda uma exposição histórica
do núcleo e a projeção de imagens e vídeos das suas atividades. As várias
sessões têm apoio dos docentes da licenciatura de Relações Internacionais, do
Conselho Pedagógico, serviço administrativo e presidência da EEG e do Núcleo de
Investigação em Ciência Política e Relações Internacionais.

Escola
de Economia a Gestão recebe mais de uma dezena de iniciativas

Entretanto,
na segunda-feira, às 14h30, no auditório 0.01, está agendada a palestra “Integridade
académica dos estudantes do ensino superior”. A iniciativa conta com a
professora Carla Freire, da EEG, e Aurora Teixeira, da Faculdade de Economia do
Porto, que vão apresentar e discutir resultados de dois estudos sobre a
importância da área científica nos comportamentos desonestos dos alunos do
ensino superior. Esta sessão é promovida pelo Gabinete de Apoio aos Projetos de
Ensino e de Saídas Profissionais desta Escola, no âmbito do EEGenerating
Skills. Os interessados poderão assistir, ainda, a partir da mesma hora, no
auditório 1.01, ao workshop “Mindset de Mercado”, uma atividade promovida pela
Young Minho Entreprise. O objetivo é ajudar os universitários na aquisição de
novas ferramentas para o mercado do trabalho. Prometem-se quatro horas “eletrizantes
de criatividade, técnicas e novas abordagens ao mercado”, a cargo da Spark
Agency.

Realizam-se
também na quarta-feira o seminário OBHRM “Peer feedback in large groups:
enhancing contributions of group members”, com Natascha van Hattum-Janssen, do
Centro de Investigação em Educação da UMinho (às 14h30, sala 3.27); e a
palestra de Jakob de Haan, do Banco da Holanda e da Universidade de Groningen,
realizada no âmbito do ciclo de seminários do Núcleo de Investigação em
Políticas Económicas (às 13h30, sala 2.28). Na sexta-feira, dia 14, decorre o
seminário “Bringing Consumers’ Voices into Critical Discussion of Marketing”,
apresentado por Teresa Pereira Heath, da Universidade de Nottingham, no Reino
Unido (às 14h30, auditório 1.01). A especialista, que coloca o consumidor no
centro de uma abordagem crítica ao marketing, vai explorar o significado do
marketing para os consumidores britânicos e as suas opiniões em relação ao
mesmo. A organização da sessão é da responsabilidade do Núcleo de Investigação
em Marketing e Estratégia.


__________________________________________

Gabinete de
Comunicação, Informação e Imagem

Universidade do
Minho

Tel.: (+351)
253601109 /28 | 961766329

Fax: (+351)
253601105

E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *