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Investigadores da UMinho distinguidos por avanços na segurança automóvel



O artigo distinguido, “Experimental Study on Impact Energy
Absorbing Elements using Configurable Thermal Triggers”, é assinado por Pedro
Pereira, Nuno Peixinho, Dina Dimas, Delfim Soares e Cândida Vilarinho
, todos do Centro de Tecnologia Mecânica e de Materiais (CT2M) da
Escola de Engenharia da UMinho. O estudo dá a conhecer uma nova forma de tornar estruturas tubulares mais
resistentes ao choque. Para tal, foi modificada uma liga de alumínio 6060-T5
através de tratamento térmico localizado e usando um feixe de laser. Os testes
de impacto decorreram numa torre de queda de peso, utilizando uma câmara de
vídeo de alta velocidade e software de rastreamento automático. Concluiu-se que “a deformação da estrutura tubular pode ser iniciada com precisão, através
de áreas localizadas de aquecimento. Isso força a deformação controlada do
material, a melhoria da absorção de energia e a redução controlada da carga máxima”.

A
implementação industrial desta inovação ainda é dificultada, pois a
principal tecnologia utilizada (equipamento de soldadura laser) não é ainda
muito alargada, embora a sua prática venha a aumentar. As metodologias de
projeto e fabrico desenvolvidas poderão ter um interesse particular da
indústria nacional de componentes automóveis, realça Nuno Peixinho,
do Departamento de Engenharia Mecânica da UMinho. O
professor
coordenou este trabalho, que resulta
d
o projeto “Melhoria
de absorção de energia de impacto em componentes de alumínio utilizando
iniciadores configuráveis provocados por aquecimento localizado”, financiado
pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.


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(Pub. Dez/2012)

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