Publicado em Deixe um comentário

Terminou a 10ª edição da RoboParty



O programa começou com a sessão de abertura solene, onde esteve a Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Dra. Fernanda Rollo, o Reitor da Universidade do Minho Prof. António Cunha, o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães Dr. Domingos Bragança, bem como outras individualidades. Todos os elementos salientaram a importância deste evento quer a nível tecnológico, quer a nível educacional, quer mesmo pela idade jovem dos participantes e da sua importância para o futuro. Dirigiram ainda algumas palavras ao participantes estrangeiros, reconhecendo a importância destas

participações.

Logo de seguida, deu-se início à primeira formação ”construção da placa controladora e soldadura de componentes electrónicos”, e à entrega dos componentes electrónicos e mecânicos para construção do Kit 100% Português e compatível com Arduino, Bot’n Roll ONE A, desenvolvido pela empresa spin-off da Universidade do Minho – SAR.

Posteriormente os participantes deram início à construção do robô e em poucas horas, este já estava montado pela maior parte das equipas. Os participantes puderam, em paralelo, desfrutar de algumas actividades lúdicas e desportivas como torneio de badminton, torneio de Xadrez e aula de Jump.

Após o jantar decorreram duas palestras de oradores convidados, onde o Prof. Luis Almeida da FEUP veio falar sobre ”como controlar um robô”, e José Cruz da botnroll.com veio falar
 obre a prova Co-Space. Depois ainda houve tempo para ouvir a actuação da Tun’ObebesTuna feminina da Universidade do Minho. Os participantes continuaram a trabalhar noite dentro e cerca de metade deles ficou mesmo a noite toda a trabalhar, tal era a vontade de ter o robô construído. Quem cedia ao cansaço descansava em saco-cama e colchões disponibilizados para o efeito no próprio local, numa área lateral do pavilhão denominado RoboHotel.

No segundo dia, decorreu a formação sobre programação de robôs ”Arduino IDE” e de seguida os participantes começaram a programar o seu botnroll ONE A. Esta linguagem foi muito apreciada e facilmente aprendida. As actividades no 2º dia consistiram em mini-jogos sem fronteiras na piscina dos bombeiros, e um torneio de ténis de mesa.

No final do dia os robôs já estavam programados, e decorreu a primeira prova robótica ”Obstáculos”. Alguns participantes ainda conseguiram manter-se acordados durante a segunda noite, embora em menor número.

No terceiro dia, decorreram as provas de perseguição/corrida (um robô persegue um adversário numa pista em círculo). Decorreu ainda em paralelo um torneio de ténis de mesa, uma demonstração de Kick boxing e uma actuação dos CRST Molinhas.

Após o almoço na cantina da Universidade do Minho, deu-se início à prova de Dança. Com muito público a assistir, onde praticamente todas as equipas participaram, o que demonstra o grau de sucesso na construção dos robôs. Aqui os participantes mostraram a sua imaginação e criaram robôs belíssimos, que dançavam ao ritmo da música. Um júri composto por quatro elementos deu a sua classificação. No final, foi tirada uma foto a todos os robôs. As fotos estarão brevemente disponíveis no site da RoboParty em
http://www.roboparty.org

Por fim decorreu a entrega dos prémios aos três primeiros classificados de todas as provas desportivas e robóticas. De salientar, a classificação das provas Robóticas e Desportivas:

Provas Robóticas

Obstáculos
1º – INETEBOT 2 INETE – Instituto de Educação Técnica
2º – EPA_BOT Escola Profissional de Almada
3º – Os Melhores Equipa particular de Guimarães

Perseguição
1º – ATEC_ARCI_One ATEC – Academia de Formação
2º – ATEC_ARCI_tWO ATEC – Academia de Formação
3º – EPA_CODE Escola Profissional de Almada

Dança
1º – Hard Softs Agrupamento de Escolas de Seia
2º – Super Soldas
Robotic.Blasters Equipa particular de Espinho
Robotic.Builders Equipa particular de Espinho
Epra Tek Escola Profissional do Alto Lima
Os Megas Agrup.Escolas Gonçalo Sampaio

3º – Afonsinhos Escola Profissional de Almada

Provas Desportivas

Xadrez
1º – Joskval Leslie (NWRC_1) Equipa da Irlanda do Norte
2º – Luís Sanchez (AEISP Gaya) Gaia
3º – Sérgio Freitas (Mind_the_Robot) Agr. Escolas de Ferreira de Castro

Ténis de Mesa
1º – Ricardo Lemos (Robo EPF) Ensino Profissional de Felgueiras
2º – José Pedro (Desocupados) Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena
3º – Duarte Correia (Eletrões) Escola Básica e Secundária de Arga e Lima

Badminton (Feminino)
1º – Francisca Sousa (Maria_Bot_MDM004) Agr. Escolas D. Maria II
2º – Matilde Bravo (Maria_Bot_MDM004) Agr. Escolas D. Maria II
3º – Daniela Silva (40N) Agr. Escolas de Arga e Lima

Badminton (Masculino)
1º – Antonio Murteira (INEX-16) Agr. Escolas de Ferreira de Castro
2º – André Firmino (Robot-ES@S-2) Agr. Escolas de Águas Santas
3º – João Cardoso (Soft?s) Agr. Escolas de Seia

Importa realçar que este ano a RoboParty deu formação certificação aos professores que se inscreveram, tendo para além da montagem e programação do robô, dado formação em Arduino IDE, ?Linguagem Processing?, e impressoras 3D.

Este evento foi organizado pela Universidade do Minho (Grupo de Automação e Robótica do Dep. de Electrónica Industrial e pelos Serviços de Acção Social) e pela botnroll.com (empresa spin-off da Universidade do Minho sediada em Guimarães).

Para além dos vários patrocinadores (abaixo descritos), destaca-se o empenho dos cerca de 120 voluntários alunos de Electrónica Industrial.

Para mais informações: www.roboparty.org

Texto: Prof. Fernando Ribeiro
Fotos: Nuno Gago

(Pub. Mar/2016)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *