Posted on Leave a comment

Basquetebol da AAUMinho faz história em Guimarães












As duas vertentes do Basquetebol da UMinho deram o tudo por tudo na etapa decisiva do apuramento para a Fase Final dos CNU’s e conseguiram os seus objectivos. 

O Basquetebol Masculino fez história ao qualificar-se pela 1ª vez para a Fase Final dos CNUs, afastando a actual campeã em titulo, a AAUAv. O Feminino, actual Vice-Campeão, foi pelos mesmos trilhos e carimbou também o seu passaporte para a Fase Final.

 

Basquetebol Masculino

 

O Basquetebol Masculino da UMinho, que tinha conquistado dois terceiros lugares nos dois primeiros TAs, tinha em Guimarães a sua prova de fogo. Colocado no Grupo A conjuntamente com as equipas da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv), Associação Académica de Coimbra (AAC) e Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), a qualificação para as meias-finais, e consequente qualificação, apresentava-se muito complicada.

 

O primeiro jogo da competição iria por frente a frente a AAUMinho e a actual campeã em titulo, a AAUAv. Os aveirenses, para se qualificarem para a Fase Final dos CNUs, necessitavam desesperadamente de vencer esta prova e esperar que a AAUMinho tivesse um deslize pelo caminho (não conseguir atingir o 3º lugar).

 






Entrada para o cesto a todo o “gás” do capitão, João Chaves.

 

Entrando a todo o gás nesta partida, os atletas de Aveiro apenas na 2ª parte do jogo conseguiram distanciar-se no marcador. Cometendo muitos erros na transposição defesa/ataque, a AAUMinho entregou de bandeja esta partida à AAUAv, que acabaria por vencer por uns justos 35-27.

 

No segundo jogo do dia, e face a uma algo frágil e inexperiente equipa do IPLeiria, os atletas da AAUMinho acabaram por ter o jogo mais fácil deste TA. Tendo triunfado por uns confortáveis 46-21, esta partida espelhou bem a diferença de “andamento” entre ambas as equipas.

 






Será que o “Spice” vai afundar?

 

O terceiro jogo, e face a uma também desesperada equipa da AAC que tinha de vencer este TA para se qualificar, a AAUMinho veio demonstrar que afinal não são os nomes que ganham os jogos, mas sim a força e determinação do colectivo. Entrando muito bem na partida e assumindo desde muito cedo o seu controle, esta no entanto esteve quase a fugir aos minhotos, que nos derradeiros minutos da 2ª parte quase quebraram face ao forte “pressing” final dos de Coimbra. No final, e após muita raça e coração, a AAUMinho haveria de “fechar as contas” para a AAC, e o placar electrónico do CDU de Azurém exibiria um 40-38 favorável aos da casa.

 






Herlander, o melhor jogador da AAUMinho neste TA,  “atropela” o poste da AAC e lança para mais 2 pontos.

 

Nas meias-finais, a AAUMinho iria defrontar a forte equipa do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), que venceu o Grupo  B. Apesar de todo o esforço dos atletas minhotos, a equipa do IPC mostrou-se sempre mais forte e acabaria por triunfar muito justamente por 42-32.

 

O jogo de atribuição do 3º e 4º lugar seria o momento decisivo, e para o qual a equipa da AAUMinho iria jogar a 110% se fosse necessário. Tendo de obrigatoriamente vencer para se qualificar para a Fase Final dos CNUs, a AAUMinho iria defrontar a já qualificada, Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD). Começando muito equilibrada, numa toada de parada e resposta, esta partida haveria de pender para o lado dos da casa por 45-33.

 

No final daqueles 20 min. regulamentares era visível no rosto dos atletas da AAUMinho a alegria de uma vitória que pôs fim à má fortuna que em anos anteriores roubou nos últimos segundos a tão merecida recompensa de estar numa Fase Final dos CNUs. Alexandre Oliveira e os seus atletas estão de parabéns.

 

Na final, e já com tudo decidido, o IPC haveria de derrotar a AAUAv por 60-58, que neste momento, e face a este resultado e à boa prestação da AAUMinho, está arredada da Fase Final dos CNUs.

 







Após muitos anos de luta, muitos torneios de apuramento perdidos no ultimo segundo, finalmente o basquetebol masculino da AAUMinho vê recompensado todo o seu sacrificio e dedicação.

 

 

Basquetebol Feminino

 

Com apenas 4 equipas inscritas neste TA, a AAUMinho estava já qualificada para a Fase Final dos CNUs, pelo que esta prova seria apenas um bom teste para determinar o nível das outras rivais da AAUMinho na luta pelo título: a AAUAV e a AAC.

 






Elsa, a base da equipa, arranca para mais uma penetração que resultaria em 2 pontos para a AAUMinho

 

O primeiro jogo da competição iria colocar a equipa da AAUTAD no caminho da AAUMinho. Ganhando a bola logo no lançamento inicial, as minhotas acabariam por triunfar (18-23) numa partida que ficou marcada pela ?dureza? de algumas atletas da AAUTAD.

 

No jogo seguinte, a AAUMinho teve pela frente a forte equipa da AAC, que com a sua poste (jogadora que actualmente milita na 1ª divisão e esteve presente no All Star Game) a comandar as operações de ataque, acabou por vencer por 24-13. Esta partida ficou marcada pela boa 1ª parte da AAUMinho, e pelo “desnorteio” da mesma na 2ª parte, o que explica a diferença final de 11 pontos.

 






No jogo frente à AAC, a sua jogadora poste haveria de marcar a diferença, quer em termos defensivos, quer ofensivos

 

O terceiro e último jogo, seria uma reedição da final do CNU de 2005. Face a uma ainda mais forte da AAUAv (que neste jogo apresentou como reforço a base do Esgueira), a AAUMinho fez provavelmente o seu melhor jogo da época. Com ambas as equipas a querem “ajustar contas”, esta partida foi um bom espectáculo de basquetebol, que no entanto haveria de ficar marcada pela lesão da jogadora nº4 da AAUAv que fez uma entorse nos minutos finais da 2ª parte. Apesar da boa “performance” das atletas minhotas, as aveirenses mostraram ser um conjunto mais experiente e acabaram por triunfar por 38-29, e consequentemente, vencer este TA.

 

Com uma equipa mais coesa e outra capacidade de processos que em 2005, a AAUMinho promete dar que fazer às favoritas AAUAv e AAC na luta pelo titulo de 2006.

 

Nuno Gonçalves

Nunog@sas.uminho.pt

 

 


 


 
Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *