Posted on Leave a comment

Novo Pavilhão Desportivo na UMinho

”    









Orçamentada em 880.000E a obra a realizar não tem, nesta fase, qualquer apoio externo, sendo inteiramente realizada com receitas próprias. O investimento financeiro é repartido entre a  UMinho e os SASUM. Uma conjugação de esforços para qualificar os serviços prestados à Comunidade e apoiar a componente de ensino do IEC.


Junto ao actual Complexo Desportivo da Universidade do Minho no Campus de Gualtar, que já integra um Pavilhão, três Ginásios, uma Sala de Squash, uma Sala de Musculação e diversos Gabinetes e Instalações Técnicas, irá nascer um novo pavilhão desportivo, uma sala de cardio fitness e um centro médico. Estas novas valências surgem no sentido de dar resposta a procuras sentidas no âmbito da actividade dos SASUM e no caso do novo Pavilhão para dar apoio às aulas de Educação Física dos Cursos de Educação de Infância e Ensino Básico do 1º ciclo do IEC.

 

Segundo o Administrador dos SASUM, Engº Carlos Silva, o processo está já a decorrer e em fase avançada, “já se realizou o acto público com a abertura das propostas e vai seguir-se a decisão da comissão de avaliação em relação às propostas apresentadas. Estes processos são sempre prolongados pois têm um conjunto de prazos que é preciso cumprir em termos legais, se tudo correr com normalidade a obra poderá iniciar-se em meados de Abril e estará concluída no final de Setembro deste ano no máximo em Outubro”.

 

Como referido anteriormente, este novo projecto tem três vectores diferenciados, a construção do novo pavilhão, a construção de um centro médico e a ampliação da sala de cardio fitness, com as quais se pretende responder a solicitações diferentes. Em relação à sua funcionalidade, o pavilhão surge também de uma necessidade de apoio à prática pedagógica do IEC, que transita do centro da cidade de Braga para o Campus de Gualtar. Assim, este instituto tem o apoio e o espaço para exercer as componentes das disciplinas que envolvem a prática de actividade física.

 






Coordenadora do grupo disciplinar de Educação Física do IEC, Doutora Beatriz Pereira

 

O IEC, ou seja, a área da educação física tem necessidade de se deslocar aqui para o campus de Gualtar, e depois de algumas negociações entre o instituto e os SASUM chegou-se à conclusão que não havia disponibilidade do actual pavilhão para as aulas curriculares. Uma vez que não haviam essas condições foi necessário pensar numa alternativa, pois os alunos não podiam ficar sem aulas. Foi sugerido pelos SASUM que se avançasse para a construção de um novo pavilhão que servisse tanto os interesses do IEC como dos próprios serviços desportivos. Como nos disse Doutora Beatriz Pereira “houve desde esse momento uma partilha no sentido de ver o que seria necessário e como se poderia implementar um projecto que fosse útil para o funcionamento curricular e que servisse os interesses da Universidade na área de lazer”.

 

Assim sendo o IEC, uma das partes com interesse neste projecto (em particular na área do Pavilhão) e para a coordenadora do grupo disciplinar de Educação Física deste instituto, espera que no início do próximo ano lectivo o pavilhão já esteja pronto “esperamos poder fazer toda a formação teórica e prática do próximo ano nas novas instalações que vão ser construídas, por isso esperamos que fiquem prontas até Outubro. A formação na área da Ed. Física precisa de condições próprias e materiais de apoio específicos para a sua prática, e é necessário que o espaço esteja pronto no início das aulas”.

 

O Administrador dos SASUM, refere ainda que “o que se tentou fazer foi simples, ao ter de se construir este pavilhão, pretende-se que este espaço fosse potencializado, servindo não só para a prática pedagógica do IEC (que vai ocupar uma certa mancha diária), mas para que respondesse a algumas necessidades que já existiam no próprio funcionamento do pavilhão. Assim, este servirá como complemento para algumas modalidades que não necessitam de áreas tão grandes e que podem funcionar neste complexo”.

 

O Pavilhão tem assim como principal funcionalidade ser um espaço para a prática das disciplinas de Ed. Física para os cursos de Educação de Infância e Ensino Básico do 1º ciclo, onde serão leccionadas as disciplinas de desenvolvimento motor e animação recreativa e desportiva. Segundo a coordenadora do grupo disciplinar de Educação Física “este servirá uma média de alunos de 80 a 90 por ano por cada ano do curso, que agora com as reformulações de Bolonha será de 3+2, tendo todos os anos planos curriculares de educação física”.

 

A ampliação da sala de musculação aparece também como um complemento no sentido de responder às solicitações em horas de ponta desta actividade, às quais a actual sala já não responde na área do Cardio Fitness. Aproveita-se assim este projecto para se poder dar mais capacidade à actividade da sala de musculação e de responder às necessidades da comunidade.

 

O centro médico vai responder a uma necessidade que existe na Universidade e que complementa em termos de valências os próprios Serviços. A Universidade vai colocar a funcionar a sua componente da medicina do trabalho, embora os SASUM já tenham este serviço implementado à vários anos, a Universidade só no próximo ano lectivo desenvolverá esta componente, sendo por isso uma das necessidades mais sentidas. Para além da medicina desportiva, nomeadamente no que se refere aos exames médico-desportivos e medicina do trabalho, este centro integrará o apoio de medicina geral, que já existe para os Estudantes mas que se prevê que seja entendido à comunidade.

 






Administrador dos SASUM, Eng. Carlos Silva

 

Carlos Silva adianta-nos ainda “que este centro deverá contar com um médico em permanência onde qualquer pessoa da Universidade se possa deslocar e ter uma consulta. Permitirá a qualquer pessoa na UMinho (aluno, funcionário ou docente) que queira ter uma consulta médica não necessitar de se deslocar para fora do Campus, tendo assim ganhos em termos de assiduidade pois existe um médico na Universidade, potenciando ainda a criação de canais rápidos para diagnóstico ou realização de exames mais específicos”. O formato e modelo de gestão ainda não está totalmente definido, pois carecem ainda de consolidação com algumas estruturas da Universidade (Escolas e Serviços) que serão parceiros neste projecto, mas existe a certeza de que os serviços vão ser pagos ou “quotizados”.

 

São estes os vectores principais das novas valências a construir, sendo que a integração no espaço existente foi também uma preocupação dos SASUM. Assim, o acesso ao novo pavilhão e à sala de musculação será efectuado pelo acesso actual aos espaços existentes; só o centro médico é que terá um acesso diferenciado e dedicado.

 

Em termos de concurso o prazo para execução da obra é de 6 meses. Teoricamente pelo menos a área do pavilhão deverá estar pronta a funcionar no início de Outubro, dado que com a transferência do IEC aqui para o campus de Gualtar leva a que necessitem deste espaço para a sua actividade pedagógica. As outras duas obras caso estejam criadas condições, serão realizadas ao mesmo tempo, mas o pavilhão é a prioridade.

 

O valor base definido em termos de valor base para concurso foi de 880.000? acrescidos de  IVA, sendo que as propostas apresentadas estão um pouco abaixo deste valor.

 

Valor das propostas apresentadas, no acto publico realizado na Universidade do Minho no dia 22 de Fevereiro de 2007.


























































Identificação do concorrente


Valor da Proposta Base


Prazo da Proposta Base


Valor da Proposta Condicionada


Prazo da Proposta Condicionada


1-João Fernandes da Silva SA


834.930,47 E


180 dias




2-Soares & Grego Lda.


991.082,22 E


180 dias




3-Inmetro, Construções Lda./ABB, Alexandre Barbosa Borges SA


761.669,95 E


180 dias




4- Arlindo Correia & Filhos SA


838.400,00 E


180 dias




5-NVE, Engenharias Lda.


819.451,33 E


180 dias


819.451,33 E


148 dias


6-CofilPort, Sociedade de Empreitadas SA


940.536,65 E


180 dias




7-Sá Machado & Filhos S A


794.000,00 E


180 dias


794.000,00 E


165 dias


8-Empreiteiros Casais S A


876.152,87 E


180 dias



    “
Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *