Posted on Leave a comment

RoboParty, sucesso pelo segundo ano consecutivo

”    










 

O evento foi organizado pela Universidade do Minho – Grupo de Automação e Robótica do Departamento de Electrónica Industrial, e pela SAR – Soluções de Automação e Robótica, Lda. e decorreu no Pavilhão Desportivo da Universidade do Minho, em Guimarães.

 






 

Foram três dias de intensa actividade que reuniu mais de 100 equipas, de 4 pessoas cada, que vieram para aprender a construir robôs, tendo a aguardá-los pessoas qualificadas que lhe deram o devido acompanhamento e preparação. Após a formação inicial e entrega dos kits, os participantes montaram e programaram os Robots, o que incluiu a montagem da parte mecânica, da placa electrónica (soldar os componentes) e programar o robô (linguagem equivalente ao BASIC).

 






 

Posteriormente os robots foram apresentados nas diversas provas, havendo prémios para os três melhores robôs para – o melhor robô dançarino, robô com maior qualidade de construção e para o melhor robô que consiga contornar obstáculos.

 






 

A par de toda a actividade em volta dos robots, os participantes tiveram ainda actividades lúdicas e desportivas, como golfe, basquetebol, Ténis de mesa, Xadrez, Taekwondo, Danças de salão, Tiro ao Arco, Badminton, aeromodelismo, artes circenses, entre outras.

 

O evento contou ainda com as duas palestras científicas “Diversão com robôs humanoides em ambientes físicos e virtuais? e Microsoft Robotics Studio – Simulação e Programação“, proferidas por investigadores de renome na área da robótica.

 






 

Os objectivos do evento foram, proporcionar troca de conhecimentos com os outros participantes, aprender os conceitos básicos de um robô móvel, a montar uma placa electrónica capaz de controlar um robô, a soldar os componentes, os comandos básicos de programação de robôs e computadores, construir a mecânica de uma plataforma móvel (robô), aquisição de dados, conhecer as competições robóticas nacionais e internacionais (regras, vídeos de demonstração, como participar), entre outros.

 

 

Redacção
Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *