CANDIDATURA A ALOJAMENTO NAS RESIDÊNCIAS DA UMINHO
O período para apresentação de candidatura a alojamento, para o ano letivo de 2025/2026, decorrerá entre os dias 2 de maio e 10 de junho de 2025. Os estudantes que vierem a ingressar na UMinho, pela primeira vez, apenas poderão efetuar a candidatura após matrícula e inscrição na universidade, num novo período para apresentação de candidaturas, que abrirá a 25 de agosto de 2025.
Para realizar a candidatura, deverá aceder ao Portal dos SASUM, efetuar o login (caso não tenha conta criada no Portal, deve primeiro registar-se) e submeter o formulário de Candidatura ao Alojamento 2025/2026, disponível no menu lateral.
De acordo com as Normas Sobre o Alojamento, as “Residências Universitárias destinam-se ao alojamento de estudantes deslocados, matriculados e inscritos na Universidade do Minho, com precedência para os estudantes detentores de bolsa de estudo (bolseiros)”, estando os critérios de colocação definidos no artigo 3.º daquelas Normas.
Deve ter ainda em consideração que:
- Não serão admitidas candidaturas de estudantes que apresentem débitos de mensalidades de alojamento, exceto daqueles que tenham visto aprovado um plano de regularização de dívida que esteja em cumprimento;
- No formulário de candidatura é obrigatória a utilização do email institucional do estudante (xxxxxx@alunos.uminho.pt);
- Caso pretenda desistir da candidatura deve enviar um email para alojamento@sas.uminho.pt nos até 15 de agosto de 2025. Caso não cancele a reserva até essa data, será faturado ½ mês de setembro e, na eventualidade de não cancelar até 1 de setembro, mesmo que não dê entrada na residência, será faturado o mês completo;
- O período normal de alojamento nas Residências Universitárias tem início em 1 de setembro e termo em 30 de junho de cada ano letivo;