Publicado em Deixe um comentário

Largo da Oliveira enche-se para a Abertura do VI CEUB2006



    




Os atletas da UMinho que irão representar a nossa academia neste Europeu de Basquetebol

 

Foi numa praça repleta, onde os curiosos marcaram a sua presença que foi dado o ”pontapé” de saída deste que já é o maior e se espera que venha a ser o melhor campeonato de sempre.

 

 

Decorreu ontem, dia 10 de Julho a Cerimónia de Abertura do CEUB 06, uma ”entrada com o pé direito” que se espera que seja um bom prenúncio do que será este evento.

 

Esta cerimónia abriu com a actuação dos Bomboémia, os quais foram o rosto do desfile, abrindo o palco às várias equipas participantes. Como não poderia deixar de ser, e antes de serem anunciadas as equipas que irão estar presentes, o Coro Académico da UMinho entoou o hino de Portugal à medida que era hasteada a bandeira do nosso país.

 

Depois disto era chegado o momento mais esperado da noite, a entrada em palco das equipas que vão estar em competição no maior campeonato europeu universitário jamais realizado. As primeiras a surgir e a mostrar-se a todos os presentes foram as equipas da Alemanha (masc./fem.), à qual se seguiu o Chipre (masc.), Croácia(masc.), Grécia(masc.), França(2 masc./2 fem), Lituânia(2 masc.), Holanda(masc./fem.), Polónia(2 masc./2 fem.), Sérvia-Montenegro (masc./fem.), Eslovénia (masc./fem.), Espanha (2 fem.), Turquia(masc.) e a última que esperemos que seja a primeira, a UMinho(masc./fem.).

 






O Presidente da Câmara de Guimarães, o Dr. António Magalhães

 

Com as emoções ainda no início, Roque Teixeira, Presidente do Comité Organizador, foi a primeira das individualidades presentes a tomar da palavra dando as boas vindas a todos e ao campeonato, podendo realçar-se das suas palavras ”espero que este seja o melhor campeonat”. Carlos Santos, Presidente da FADU, focou principalmente a importância da vivência académica através do desporto. Sendo estes eventos a melhor forma de projecção do desporto e das próprias universidades. Em nome da cidade anfitriã, deixou algumas palavras o Presidente da Câmara de Guimarães, agradecendo à UMinho ter trazido o campeonato para a cidade, pois os jovens e o desporto trazem vida à cidade que é histórica mas de espírito jovem. Pela academia minhota falou a Prof. Doutora Irene Montenegro, Pró-reitor da UMinho que num discurso bastante forte ressaiu principalmente a importância destes eventos para a união entre os povos. Rafael Salinas, Comité Executivo da EUSA. No seu longo discurso referiu que o desporto universitário é extremamente importante para a interacção social dos povos e o seu reforço será muito importante como instrumento intercultural, e como escola para a democracia. O último a falar foi Fernando Moniz, Governador Civil de Braga, que assinalou a dificuldade da organização de um evento deste tipo, desejando boa sorte a todos e abrindo oficialmente o VI CEUB.

 






As jovens ginastas que deram um brilho especial a esta cerimónia de abertura

 

Entre estas figuras estiveram ainda presentes Carlos Silva, Administrador dos SASUM entre outras personalidades.

 

Para fechar esta grande noite, que foi de glória foi cantado ainda o hino da EUSA, ao qual se seguiu o juramento dos atletas e árbitros. A noite foi encerrada com a espectacular actuação da escola clássica rítmica e a Tun’obebes.

 

Um início grandioso para um evento que todos aguardam de grande nível, onde se espera que seja criado mais um grande momento competitivo e de convivência entre os participantes e a cidade acolhedora.

 

Ana Marques

anac@sas.uminho.pt
                “

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *