Publicado em Deixe um comentário

Cátedra Carlos Lloyd Braga atribuída à Profª Laura Cavalcante Padilha







A Cátedra representa uma homenagem à figura do patrono da Fundação e primeiro Reitor da UMinho, enaltecendo o seu rico e multifacetado perfil cultural, universitário e cívico. É atribuída anualmente a uma individualidade nacional ou estrangeira, mediante convite institucional com base num programa de actividades de natureza cultural e científica proposto por Escolas e/ou Centros de Investigação da UMinho. Um momento alto da Cátedra é a sessão pública de homenagem ao patrono, na qual é proferida uma aula aberta sobre um tema de grande actualidade, dirigido a um público alargado.

 


A presente edição, dedicada ao âmbito das Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa, em que a Profª Laura Cavalcante Padilha é internacionalmente reconhecida, inclui ainda a orientação de seminários dirigidos aos alunos de Mestrado e Doutoramento do Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH) e do Centro de Estudos Humanísticos da UMinho e um workshop com investigadores deste Centro, que desenvolvem projectos nas áreas de Estudos Pós-Coloniais, Literaturas Africanas e Literatura e Cultura Comparadas.


 


Programa da Sessão Solene


 


* 25 de Maio, 15h00

– Apresentação da Cátedra Professor Carlos Lloyd Braga, pelo Professor Doutor Luís Couto Gonçalves, Presidente da Fundação Carlos Lloyd Braga

– Apresentação da Professora Laura Cavalcante Padilha, pela Professora Doutora Ana Gabriela Macedo

– Intervenção do Reitor da Universidade do Minho, Professor Doutor António M. Cunha

– Aula Aberta “Memórias e Testemunhos de Guerra em Narrativas produzidas por Mulheres em Angola, Moçambique e Portugal”, pela Professora Doutora Laura Cavalcante Padilha


 


Em anexo segue a nota biográfica da Profª Laura Cavalcante Padilha, o resumo da sua Aula Aberta e o que é a Cátedra Prof. Carlos Lloyd Braga.


 


Mais informações em: http://www.fclb.uminho.pt/Default.aspx?tabid=4&pageid=56&lang=pt-PT.


 


(Pub.Mai/2011)


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *