Publicado em Deixe um comentário

Irlandeses conquistam terras algarvias





 


                                                        Fotos disponiveis online na Galeria BIG


O belo e solarengo Algarve foi o palco escolhido pela EUSA (European University Sports Association) para a realização do 1º Campeonato Europeu Universitário de Golfe. Com a organização entregue à Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg), esta prova foi um sucesso, com todos os participantes a saudarem os estudantes algarvios pelo seu empenho e simpatia na consecução desta empreitada.

 

Em prova, e em representação de sete países (Portugal, Eslovénia, Espanha, Irlanda, Irlanda do Norte, Polónia e Suíça), estiveram 14 universidades, tendo sido Portugal o país com mais equipas em prova: UMinho, UPorto e UAlgarve.

 






 

Os dois primeiros dias de prova decorreram no Pestana Alto, campo que segundo o técnico da UMinho, Tiago Freitas, é “bastante exigente do ponto de vista técnico, tendo fairways mais estreitos e que obrigam a uma maior precisão nas tacadas”.

 

Ulster (Irlanda do Norte) e Maynooth (Irlanda) partiram na liderança, dando a entender logo desde muito cedo que a luta pelo titulo (Gross) seria entre estas duas universidades.

 

Apesar da luta oferecida pelas Universidades de Cork (Irlanda) e Darmstadt (Suíça), nos dois últimos dias, e já no campo de Vale de Pinta, Maynooth e Ulster confirmaram respectivamente a conquista do ouro e da prata, relegando Cork para o último lugar do pódio. Ulster no entanto haveria de ganhar o troféu da classificação Net.

 






 

Na geral individual masculina, James Conaghan (Maynooth) com 283 pontos, sagrou-se campeão europeu, Aaron Kearney (Ulster) com 290 pontos conquistou a prata e finalmente, com 293 pontos, João Carlota (Maynooth) ficou com o bronze.

 

No feminino, a espanhola Tatiana Beltran com 301 pontos subiu ao lugar mais alto do pódio, a eslovena Urska Kocjan subiu ao segundo degrau graças aos seus 368 pontos, tendo a minhota Michalina Valaskova ficado no terceiro com 414 pontos.

 






 

O Europeu foi dado como concluído após a tradicional cerimónia de entrega de prémios e a passagem da bandeira da EUSA à representante da Universidade Ljubljana (Eslovénia) que irá organizar em 2010 o próximo Europeu Universitário da modalidade.

 

Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves


 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *