“
Tendo-se iniciado por volta das 17:00, os cinco grupos de estudantes expuseram as respectivas ideias de negócios, assim como o software subjacente à mesma e consequentes materiais de suporte (plano de negócios), com vista à comercialização do produto: “Esta é uma iniciativa de ensino conjunto entre duas escolas, a Escola de Engenharia (Departamento de Informática) e a Escola de Economia e Gestão (EEG) da Universidade do Minho (UM). Deste modo, abrimos uma unidade curricular a partir de uma parceria, ou seja, uma disciplina, na qual os alunos dos dois cursos dos institutos desenvolveram um software informático em paralelo com um plano de negócio”, enunciou João Miguel Fernandes, um dos professores que coordenou o trabalho desenvolvido pelos estudantes.
Para além dos docentes do Departamento de Informática e da EEG, como a ilustre professora convidada Elisabete Sá, o júri encontrava-se constituído por convidados especialistas externos, havendo ainda empresários. Em consequência, procedeu-se à avaliação e classificação individual dos sistemas informáticos de acordo com as suas potencialidades técnicas, dando-se ainda destaque às suas capacidades para singrar no mercado de trabalho.
Ana Rita Ribeiro, responsável pelo Liftoff, acompanhou a apresentação/avaliação dos projectos, aproveitando para destacar a importância do empreendedorismo nos tempos que correm: “Nota-se que os estudantes apostam cada vez mais em actividades extracurriculares que lhes enriqueçam o currículo. Por exemplo, os alunos de Ciências de Comunicação e os de Ensino procuram bastante as cadeiras de Gestão. É uma forma de alargarem o leque de oportunidades para o futuro.”
Texto: José Maria Mateus Pinheiro
(Pub. Fev/2012)
“