Sou estudante da UM e quero ir almoçar ou jantar à cantina, como proceder?
O acesso às unidades de alimentação dos SASUM é feito através da APP dos SASUM ou cartão de identificação do estudante, previamente configurado no Departamento Alimentar (Campus de Gualtar).
Qual a composição da refeição social?
A Refeição Social Completa é composta por 1 sopa, 1 pão, 1 prato e 1 sobremesa (fruta, doce ou iogurte).
Os estudantes de outras universidades têm acesso às cantinas dos SASUM?
Sim. As cantinas dos SASUM podem ser utilizadas por qualquer elemento da Comunidade Académica, independentemente da Universidades em que se encontrem inscritos, mediante o registo na APP dos SASUM.
Que unidades alimentares tem a UMinho?
A UMinho possui 3 cantinas, 2 restaurantes Grill, 1 restaurante buffet e 17 bares que se encontram dispersos pelos seus vários campi e que disponibilizam à comunidade académica diversas tipologias de refeições (refeições sociais, cafetaria, snack-bar, pizzaria, restaurante buffet e serviços de catering).
Podes consultar as unidades alimentares da UMinho, a sua localização e horário no site dos SASUM ou através do link: https://www.sas.uminho.pt/alimentacao/unidades-alimentares/
A UMinho tem cantinas? Onde se localizam?
A UMinho tem 3 cantinas, que funcionam ao almoço e jantar dos dias úteis:
- Cantina de Gualtar, no campus de Gualtar em Braga;
- Cantina de St. Tecla, no Complexo Residencial Universitário de St. Tecla, em Braga;
- Cantina de Azurém, no campus de Azurém em Guimarães.
Há também 3 bares que servem refeições sociais, ao almoço dos dias úteis:
- Bar 5, situado na Escola de Medicina, no campus de Gualtar em Braga;
- Snack-bar dos Congregados, no Edifício dos Congregados em Braga;
- Bar do Teatro Jordão, no Edifício do Teatro Jordão em Guimarães.
Podes saber o horário de funcionamento das unidades alimentares da UMinho no site dos SASUM ou através do link: https://www.sas.uminho.pt/alimentacao/unidades-alimentares/
Qual o preço das refeições nas cantinas da UMinho?
Podes consultar o preço das refeições disponibilizadas nas cantinas da UMinho no site dos SASUM, através do link: https://www.sas.uminho.pt/alimentacao/tabelas-de-precos/
Qual a composição da refeição social nas cantinas da UMinho?
A Refeição Social Completa é composta por 1 sopa, 1 pão, 1 prato e 1 sobremesa (fruta, doce ou iogurte).
Nas cantinas da UMinho o acesso a água é gratuito. Para o efeito, podes encontrar bebedouros distribuídos nas salas de refeição das cantinas.
Sou estudante da UMinho e quero almoçar ou jantar na cantina, como faço?
Se és aluno de licenciatura, mestrado integrado, mestrado, doutoramento e especialização da UMinho, para acederes às cantinas deverás adquirir previamente as refeições que pretenderes e realizar o seu agendamento no portal dos SASUM. A aquisição das refeições das cantinas, bem como de outros serviços dos SASUM, e o seu agendamento realiza-se de forma digital no portal dos SASUM. As refeições são descontadas quando passas nos torniquetes que se encontram no final da linha de serviço das cantinas. Deste modo, para acederes à APP deverás registar-te no portal dos SASUM e instalar a APP dos SASUM.
Para usufruíres das condições e preços especiais para a comunidade académica, deverás realizar o registo utilizando o email institucional da UMinho.
Vê como te podes registar no portal dos SASUM em “Como faço o registo no portal dos SASUM?”
Vê como podes instalar a APP dos SASUM em “Como instalo a APP dos SASUM no meu telemóvel?”
Vê como podes adquirir as refeições de cantina em “Como adquiro as refeições de cantina?”
Vê como fazes o agendamento de refeições em “Preciso de agendar as refeições das cantinas?”
Como faço para ter acesso às refeições na cantina do Bar 5, na Escola de Medicina, do Snack-bar dos Congregados e Bar do Teatro Jordão?
Os bares identificados disponibilizam refeições sociais, ao almoço dos dias úteis. Para o efeito deverás dirigir-te ao bar onde pretendes almoçar para comprar a senha de refeição e agendar a refeição.
A reserva e escolha antecipada da refeição entre os pratos disponibilizados na ementa.
O agendamento é obrigatório e realiza-se até às 09h30 do próprio dia.
Não é possível anular o agendamento destas refeições nem a devolução de senhas das refeições agendadas e que não sejam consumidas.
Sou estudante doutro estabelecimento universitário, posso almoçar ou jantar nas cantinas da UMinho?
Sim, os alunos de licenciatura, mestrado, mestrado integrado e doutoramento de outras instituições de ensino superior (IES) podem aceder às cantinas da UMinho. Para acederes às cantinas da UMinho deverás adquirir previamente as refeições que pretenderes e realizar o seu agendamento no portal dos SASUM. A aquisição das refeições das cantinas, bem como de outros serviços dos SASUM, e o seu agendamento realiza-se de forma digital no portal dos SASUM. As refeições são descontadas quando passas nos torniquetes que se encontram no final da linha de serviço das cantinas. Deste modo, deverás registar-te no portal dos SASUM e instalar a APP dos SASUM.
Para usufruíres das condições e preços especiais para a comunidade académica, deverás realizar o registo utilizando o email de aluno da instituição de ensino superior que frequentas.
Vê como te podes registar no portal dos SASUM em “Como faço o registo no portal dos SASUM?”
Vê como podes instalar a APP dos SASUM em “Como instalo a APP dos SASUM no meu telemóvel?”
Vê como podes adquirir as refeições de cantina em “Como adquiro as refeições de cantina?”
Vê como fazes o agendamento de refeições em “Preciso de agendar as refeições das cantinas?
Sou trabalhador da UMinho, posso almoçar ou jantar nas cantinas da UMinho?
Sim, os trabalhadores da UMinho, nomeadamente docentes, investigadores e trabalhadores administrativos e de gestão da UMinho, podem aceder às cantinas da UMinho. Para tal, deverão adquirir previamente as refeições que pretenderem e realizar o seu agendamento no portal dos SASUM. A aquisição das refeições das cantinas, bem como de outros serviços dos SASUM, e o seu agendamento realiza-se de forma digital no portal dos SASUM. As refeições são descontadas na passagem pelos torniquetes que se encontram no final da linha de serviço das cantinas.
Para usufruir das condições e preços especiais para a comunidade académica, deverá realizar o registo utilizando o email institucional da UMinho.
Veja como se registar no portal dos SASUM em “Como faço o registo no portal dos SASUM?”
Veja como pode instalar a APP dos SASUM em “Como instalo a APP dos SASUM no meu telemóvel?”
Veja como adquirir as refeições de cantina em “Como adquiro as refeições de cantina?”
Veja como agendar de refeições em “Preciso de agendar as refeições das cantinas?
Como faço o registo no portal dos SASUM?
Para te registares no portal dos serviços através do site dos SASUM, no endereço https://www.sas.uminho.pt/, ou através da aplicação móvel dos SASUM, que deverás instalar no teu telemóvel.
Para usufruíres das condições e preços especiais para estudantes e comunidade académica da UMinho, deverás registar-te utilizando o email institucional da UMinho.
Como instalo a APP dos SASUM no meu telemóvel?
A aplicação móvel dos SASUM está disponível para os telemóveis com sistema operativo IOS e Android . Para instalares a APP no teu telemóvel deves ir à Play Store do teu telemóvel, pesquisar a APP com a palavra “SASUM” e instalar.
Preciso de agendar as refeições das cantinas?
Sim. A partir do dia 1 de outubro, o acesso às refeições de cantina passa a realizar-se exclusivamente com o agendamento das refeições, devendo o utente selecionar o dia em que quer realizar a refeição, a refeição que pretende agendar (almoço ou jantar) e se pretende comer o prato do dia ou o prato vegan.
O agendamento é obrigatório, realiza-se através da APP dos SASUM e nos seguintes horários:
Almoço - Até às 10h do dia de consumo
Jantar - Até às 15h do dia de consumo
Não é possível haver devolução de dinheiro das refeições agendadas e que não sejam consumidas nem anuladas.
Os utentes externos não necessitam de realizar o agendamento das refeições.
Agendei refeições, mas não consigo ir à cantina. Posso anular o agendamento?
Sim, é possível anular o agendamento de refeições.
A anulação deverá ser feita na APP dos SASUM até aos seguintes horários:
Almoço - Até às 10h do dia de consumo
Jantar - Até às 15h do dia de consumo
Não é possível haver devolução de dinheiro das refeições agendadas e que não sejam consumidas nem anuladas.
Como passo nos torniquetes das cantinas?
A passagem pelos torniquetes realiza-se através da APP dos SASUM, encostando o seu telemóvel ao leitor dos torniquetes para leitura do código QR.
Em alternativa, podes associar um cartão à tua conta e passar esse cartão nos torniquetes. Para associar um cartão à tua conta, dirige-te a um dos seguintes bares: Bar do CP2 no campus de Gualtar e bar do Auditório no campus de Azurém.
Se o meu telemóvel não funcionar, como passo nos torniquetes?
Em alternativa, podes associar um cartão à tua conta e passar esse cartão nos torniquetes. Para associar um cartão à tua conta, dirige-te ao Departamento Alimentar no campus de Gualtar e ao bar do Auditório no campus de Azurém.
Ainda tenho senhas de papel, o que faço com elas?
Até ao dia 31 de dezembro de 2023 poderá proceder à troca das senhas de papel por carregamento de refeições. Para tal, deverá dirigir-se ao Departamento Alimentar, no campus de Gualtar em Braga, ou ao Bar do Auditório, no campus de Azurém em Guimarães.
Vou realizar um evento na UMinho. Os participantes do evento podem aceder às cantinas da UMinho?
Sim, podem. Para obter mais informações sobre como requisitar o acesso dos participantes em eventos às cantinas da UMinho, contactar o Departamento Alimentar dos SASUM através do e-mail servicoeventos.da@sas.uminho.pt .
Como posso requisitar um serviço de catering?
Para obter mais informações sobre os serviços de catering, poderá consultar o site dos SASUM através do link: https://www.sas.uminho.pt/alimentacao/servicos-de-catering-e-eventos/
Ou, se preferir, contactar o Departamento Alimentar dos SASUM através do e-mail servicoeventos.da@sas.uminho.pt .
Qual é o meu email institucional?
O email institucional é composto pelo "numero de estudante"@alunos.uminho.pt (ex: aXXXXX@alunos.uminho.pt).
Sou utente do complexo desportivo, como devo proceder?
Significa que já tem uma ficha de inscrição. Deve efetuar a recuperação da palavra-chave através do email que utilizou para o registo nas instalações desportivas.
Sou aluno estrangeiro e não tenho conta bancária portuguesa. Como devo proceder?
Deve dirigir-se aos locais referenciados (Departamento Alimentar em Gualtar, Bar do Auditório em Azurém e Bar da residência de Sta. Tecla) e efetuar o carregamento das suas refeições.