A ARCUM é um projecto cultural e recreativo que existe na nossa Universidade desde 1991.

Ao longo deste tempo, temos procurado, através das atividades que realizamos, acompanhar o crescimento da Universidade, bem como divulgar as tradições académicas e a região minhota, no país e no estrangeiro.

No entanto, trata-se de um projecto que exige uma renovação contínua e uma grande participação dos alunos da Universidade.

Felizmente, ao longo dos anos, e dada a sua integração progressiva no meio universitário, tem vindo a aumentar o número de alunos a aderir ao nosso projecto, trazendo novas ideias e vontades de trabalhar.

A ARCUM realiza anualmente dois grandes eventos académicos:
– FUMP (Festival Universitário de Música Popular, Danças e Cantares)
– FITU (Festival Internacional de Tunas Universitárias)

Destes Eventos fazem parte os seguintes grupos:
 Grupo de Música Popular da Universidade do Minho;
 Tuna Universitária do Minho – Grupo de Poesia, Guitarra e Flauta;
 Grupo Folclórico da Universidade do Minho – Grupo de Cabeçudos e Gigantones e Zés Pereiras;
 Grupo de Fados de Coimbra da Universidade do Minho

Morada: Rua D. Pedro V, n.º 88